A Mulher e a Musculação na Gravidez – Saúde e Qualidade de Vida

Até pouco tempo atrás era difícil notar a presença feminina nas salas de musculação, devido, a “afirmações” não verdadeiras a respeito para o sexo feminino. Onde o efeito masculinizante ou o medo de ficar com os músculos exageradamente grandes afastavam as mulheres dessa prática. Graças a estudos científicos e ao trabalho de  conscientização por parte dos professores, tais especulações não fazem mais sentido. Sendo assim, as mulheres ganham um forte aliado contra as gordurinhas indesejadas (redução da gordura corporal), músculos firmes e contornos arredondados (definição muscular). Este efeito é conseguido rapidamente com a prática da musculação (ginástica com pesos). Também combate a osteoporose, melhora da auto-estima diminuindo os índices de depressão, entre outros, a médio e longo prazo.

Outra dúvida  encontrada normalmente, aparece quando a Mulher quer ser mamãe e quer iniciar  ou continuar a rotina de treinos já iniciado em seu programa de musculação. Vai a dica: As futuras mamães que já praticavam musculação antes da gravidez podem continuar suas atividades. Porém deve haver uma reorganização do programa de acordo com as fases da gravidez (conforme orientação médica) a intensidade deve diminuir gradativamente e certos exercícios devem ser evitados. Outro cuidado é não deixar aumentar excessivamente a temperatura do corpo da mãe, portanto usar roupas adequadas, ambientes arejados e hidratação suficiente. Começar a praticar musculação ao se perceber a gravidez, não é aconselhável. Existem atividades mais aconselháveis (hidroginástica). É importante que atividades de força ou de contato sejam evitadas até o terceiro mês de gestação e também no último mês. (Huch, 1994). Diz o professor Maurício “ o ideal  é que se faça um trabalho multidisciplinar entre o Médico, o Educador Físico e principalmente a Gestante, afim de proporcionar efeitos duradouros preservando a saúde do bebê e da mãe durante todo período gestatório”.

 

Bibliografia recomendada:
Mulheres fortes sempre jovens. Editora Objetiva. Autor: Nelson e Mirian Wernick Phd
Personal Trainning na Musculação Editora Ney Pereira Autor: Dilmar Pinto Guedes