A importância do hábito para a prática do exercício físico

Olá, eu sou o Reginaldo Peixoto (Cref. 021174-G/PR), educador físico no Cetear, com atuação nas áreas de estética, qualidade de vida, saúde e prescrição de exercícios para populações especiais.

Ao longo de uma década como profissional de Educação Física, tenho observado algumas pessoas desistindo da academia, alegando se sentirem desmotivadas ou por outras razões.

O que elas precisam entender é que o organismo leva um tempo até se acostumar com um novo estímulo e, principalmente, com uma nova rotina. Esse tempo pode variar, geralmente entre 3 a 6 meses, dependendo de cada pessoa.

Sugiro que, ao iniciar a prática de exercícios físicos e principalmente a academia, você procure fazer atividades que sejam agradáveis, para que sinta prazer ao executar. Sendo assim, o organismo vai se acostumando e automaticamente necessitando novos desafios.

Então, separei algumas dicas para você se motivar! Confere aí:

1 – Comece pelo básico: Escolha uma atividade que realmente lhe agrade: atividade física na academia, caminhada ao ar livre, uma volta de bicicleta pela cidade… Vá criando com o tempo o hábito de praticar uma atividade física e, conforme for se acostumando, busque novos desafios. Vamos lá, você consegue!

2 – Reserve um horário diário para a atividade escolhida: Tenha em mente que você vai precisar praticar a atividade física em uma rotina diária, para que você e seu organismo se acostumem. Então, estipule um horário para que isso aconteça. Cuide de sua saúde!

3 – Defina metas, objetivos e uma recompensa: Estipule uma meta semanal, trace seus objetivos e estipule uma recompensa caso consiga atingir essa meta/objetivo. Faça algo que seja prazeroso para você como recompensa!

4 – Amigos: Encontre amigos que possam e queiram praticar exercícios junto com você. Assim, vocês poderão compartilhar entre si as experiências e resultados alcançados com essa nova atividade. Ligue agora para o seu melhor amigo e convoque-o!

5 – Ambiente é tudo: Se a atividade escolhida for em uma academia, busque um local que lhe agrade, faça uma aula experimental e conheça os professores. O profissional é peça fundamental no sucesso do seu objetivo. É ele quem vai supervisionar seu treino e acompanhar o seu rendimento. Então, ele precisa ser alguém em quem você confie. Já encontrou o seu lugar para treinar?

O seu desempenho só depende de você! Esteja bem com você mesmo, seja feliz, e busque em uma atividade física o lazer e o cuidado com a saúde!